Chegou hoje ao fim, em Malmoe, na Suécia, mais uma edição do Campeonato da Europa de Jovens, de onde o nosso país regressa com três medalhas, todas de bronze – Equipas cadetes femininos, Pares cadetes femininos, e Singulares Juniores femininos.
Na luta por um lugar na final, Júlia Leal, que alinhou ao lado da romena Andreea Baiasu, com quem tinha conquistado o bronze na edição anterior em Gliwice, na Polónia, mediu forças com a dupla espanhola constituída por Renata Shypsha e Irina Font, e no final as espanholas levaram a melhor por 3:0 (-3,-9,-7). Para a história, fica o bis “bronzeado”
da dupla luso-romena.
No escalão júnior feminino, Mariana Santa Comba, atleta formada em Mirandela, teve um comportamento absolutamente brilhante e quarenta anos depois da conquista da primeira medalha portuguesa nos CEJ, então por Ricardo Roberto, também no escalão júnior, uma jovem portuguesa obteve uma medalha na mesma competição. No encontro da semi final, Mariana, defrontou e perdeu por 4:0 (-8,-10,-8,-5) diante da ucraniana Veronika Matiunina.
No seu palmarés nos Campeonatos da Europa de Jovens, Portugal, regista agora 34 medalhas – 10 de ouro, 3 de prata e 21 de bronze.
Aos jovens presentes em Malmoe e aos seus treinadores a ATM Lisboa, deseja um bom regresso e ótimas férias, tal como aos árbitros presentes: Décio Faustino, Margarida Ferreira e Celeste Araújo, que uma vez mais prestigiaram o ténis de mesa português. Parabéns a todos