ATML_1.jpg

sobre a ATML

Associação de Ténis de Mesa de Lisboa.


A Associação de Ténis de Mesa de Lisboa, inicialmente designada por Associação de Ping Pong de Lisboa, conheceu a sua fundação a 16 de janeiro de 1932, e resultou da necessidade de organizar a atividade, que então suscitava enorme entusiasmo na zona da “grande” Lisboa.


Image
Image
Nessa época não existia uma estrutura organizada e a modalidade era sobretudo praticada em coletividades de recreio, escolas, praias e outros lugares de lazer, onde existisse ou se improvisasse uma mesa. Foi sobretudo o entusiasmo dos praticantes que esteve na base de uma adesão cada vez maior que veio a permitir a criação de “núcleos”. Na zona de Lisboa e arredores o Ping Pong ganhou rápida expressão no seio das coletividades, e de entre estas foi o Triângulo Vermelho quem mais se destacou como local da prática da modalidade. No entanto, os “núcleos” que se afirmaram mais rapidamente foram os de Cascais e Carnide. Quando chegava a época de veraneio, a Praia das Maças, na zona de Sintra, transformava-se num local de enorme animação, e os torneios sucediam-se. Foi nestes torneios que começaram a aparecer “nomes” que mais tarde viriam a ganhar protagonismo na modalidade, como foi o caso dos irmãos Pereira de Oliveira (Guilherme, Edgar e João) de António Luís Esteves, ou ainda de Calheiros Viegas. No que respeita ao já referido eixo Cascais-Carnide, os praticantes que mais se destacaram nestes tempos de pioneirismo foram: Manuel Peixoto, Joaquim Cardoso e Frederico Farinha, por Cascais, e Álvaro de Sousa, Gualdino e Fernando Amaral, por Carnide. Uns e outros digladiavam-se em emocionantes despiques para gáudio dos muitos espectadores que o Ping Pong começava a arrastar.


Em maio de 1930, o Grupo Desportivo “Os Treze”, organizou mais um torneio, e aí, entre os dirigentes dos clubes presentes, começou a germinar a ideia de fundar uma Associação da modalidade.  Dando corpo a esta ideia, um grupo de oito clubes: Ateneu Comercial de Lisboa, Carnide Clube, Grupo Desportivo Os Treze, Grupo Sportivo Adicense, Lisboa Ginásio Clube, Maria Pia Sport Clube, Sport Lisboa e Benfica e Sporting Clube de Portugal, constituíam-se como fundadores da Associação de Ping Pong de Lisboa.
Image
Image

A Associação de Ténis de Mesa de Lisboa, é uma associação desportiva distrital que reúne os clubes que se dedicam à prática, prossegue fins não lucrativos, rege-se pelas normas que disciplinam a organização desportiva nacional, pelos seus estatutos e regulamentos, e é membro efetivo da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa.


A Associação de Ténis de Mesa de Lisboa, tem como objeto, a divulgação, a promoção e o desenvolvimento da prática do ténis de mesa, no distrito de Lisboa, cabendo-lhe organizar as provas do seu Calendário Oficial, bem como outras, consideradas de interesse para a expansão da atividade.

- por Carlos Ferreira -

Datas importantes e curiosidades

A ideia

O Grupo Desportivo “Os Treze”, organizou mais um torneio, e aí, entre os dirigentes dos clubes presentes, começou a germinar a ideia de fundar uma Associação da modalidade

Maio 1930

Maio 1932

A fundação

Fundação da então denominada Associação de Ping Pong de Lisboa

ATML

Comemoração do 50.º Aniversário da ATML

Junho 1982

Setembro 2014

A cidade do sonho

Em Lisboa, Portugal, Campeão da Europa em Homens.

Órgãos Sociais

Conheça os Órgãos Sociais da ATML

 

O Ténis de Mesa, é uma modalidade desportiva individual sem contato físico, classificada pela Direção Geral de Saúde, no grupo de “baixo risco”, no âmbito da estratificação de risco da pandemia de SARS-Cov 2 (orientação n.º 36. da DGS, de 25 de agosto de 2020).

Prática competitiva e em contexto de treino, na observância das orientações da Direção Geral de Saúde, n.º 14, 30 e 36.

Menu