Campeonato da Europa de Jovens: brilhante Portugal disputa a final em S15 masculino

Teve início na passada sexta-feira, em Gliwice, na Polónia, e prolonga-se até ao próximo dia 23, mais uma edição do Campeonato da Europa de Jovens.

A representação nacional, neste contexto tem de ser considerada bastante positiva com relevo especial para a equipa de Sub 15 masculina, que logo à tarde disputa a final da competição frente à formação da Áustria. Neste brilhante percurso dos jovens lusos, destaque natural para um super Tiago Abiodun, que até ao momento derrotou todos os opositores, tal como o par que recorde-se ostenta o título de campeão nacional, formado por Abiodun e Carlos Gonçalves, completa a equipa também com muito mérito Dinis Ye. A formação nacional é orientada pelo experiente e competente Ricardo Faria.

Na sua viagem até ao encontro decisivo, Portugal, derrotou sucessivamente Chipre e Bósnia Herzegovina, ambos por 3:0, após o que deixou pelo caminho, Bélgica, Alemanha, Eslováquia e Roménia, triunfando sempre por 3:1. Saliente-se que independentemente do resultado verificado no encontro de mais logo, esta passará a ser a melhor classificação de sempre obtida por uma equipa nacional neste escalão.

Ainda neste escalão, mas no setor feminino a equipa nacional – Júlia Leal, Beatriz Pinto e Susana Costa - obteve até ao momento três vitórias e quatro derrotas, e vai discutir as posições 13 e 14, diante da Itália.

Em Sub 19, e nos femininos – Inês Matos, Patrícia Santos, Matilde Pinto e Mariana Santa Comba, registam três triunfos e três desaires e vão lutar pelas posições 7 e 8, diante da Bulgária, Refira-se que em caso de vitória, a equipa nacional, iguala a melhor classificação de sempre obtida neste escalão: 7.ª posição obtida na então Checoslováquia, em Frydek-Mistek, no ano de 1996, com uma equipa dirigida por José Almeida e constituída por Elsa Henriques, Ana Freitas e Paula Gonçalves.

No setor masculino, a representação nacional – Rafael Kong, Bernardo Pinto e Rafael Silva, apresentam um registo mais modesto: uma vitória e três derrotas, e encerram a sua participação na disputa das posições 25 a 28, sendo o próximo encontro com a Suíça.

Foto: ETTU

 

O Ténis de Mesa, é uma modalidade desportiva individual sem contato físico, classificada pela Direção Geral de Saúde, no grupo de “baixo risco”, no âmbito da estratificação de risco da pandemia de SARS-Cov 2 (orientação n.º 36. da DGS, de 25 de agosto de 2020).

Prática competitiva e em contexto de treino, na observância das orientações da Direção Geral de Saúde, n.º 14, 30 e 36.

Menu